ESCOLA M. OTAVIO SOARES

PONTE NOVA, MINAS GERAIS
A escola foi criada para oferecer o ensino de 1ª à 5ª ANO do Ensino Fundamental, pelo Decreto nº 2.208 de 14/02/46, publicado no MG de 15/02/46 e, inaugurado em 21/04/46, com o nome de “Grupo Escolar Otávio Soares”, pelo Exmo. Sr. Luiz Martins Soares, DD. Secretário do Interior do Estado de Minas Gerias. A Prefeitura Municipal de Ponte Nova, pela Lei nº 918 de 02/05/72, publicada no Jornal do Povo de 14/05/72, doou ao estado, o prédio e o terreno, numa área total de 2.184,60m². Em 31/08/80, no governo do Dr. Francelino Pereira dos Santos, DD. Governador do Estado de Minas Gerais foi inaugurado um novo prédio, situado à Praça Getúlio Vargas, nº 38, Centro, Ponte Nova, MG. Em 1998, o Grupo Escolar “Otávio Soares”, passou a denominar-se Escola Municipal “Otávio Soares”, de acordo com Resolução nº 8.737/97, publicada no Minas Gerias de 17/02/98. A Escola Municipal Otávio Soares atende alunos dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

domingo, 8 de julho de 2012

Curso Tecnologia da Educação, ensinando e aprendendo com TIC
Municipio: Ponte Nova
Tema atividade a distância: Projeto
Cursista: Luciana do Amaral
Turma: Tarde
Proinfo – 100 horas
Escola Municipal Otávio Soares
PROJETO CADEIA ALIMENTAR, APRENDENDO COM A INFORMÁTICA
Responsabilidade: Luciana do Amaral  (bibliotecária)
                               Vanessa Rosa (Professora)    
Período de realização - 25/ 06  a 29/06
Público Alvo:  alunos do 4º ano das séries iniciais da professora Vanessa
  1. Introdução
Este tema importante pois permite conhecer como se processa o equilíbrio ecológico dos seres vivos. Cada ser depende de outro para sobreviver. Uma cadeia alimentar, um diagrama que ilustra os relacionamentos alimentares entre vegetais e animais em uma determinada área. Basicamente descreve quem come quem, através dessa cadeia que a matéria orgânica e a energia só é  transportadas entre os diferentes níveis.
Objetivos gerais:
  • Elevar o nível dos alunos, conciliando aprendizado com a utilização da tecnologia;
  •  Enriquecer a disciplina, interagindo conteúdo didático e programas pedagógicos informatizados;
  • Informar aos pequenos sobre os sites que oferecem facilidades para melhor compreensão do conteúdo trabalhado na sala de aula.
Objetivos específicos:
  • Esclarecer o fato que as plantas não retiram o alimento da água nem do solo;
  • Fazer questões sobre todos os seres vivos que possam participar de uma cadeia alimentar;
  • Associar os produtores com produção do próprio alimento.
  • Conhecer os animais onívoros, herbívoros e carnívoros

Metodologia
Faço uma observação: sou bibliotecária e a única da  escola no curso projeto com a turma do 4º ano das séries iniciais, professora Vanessa.
Em reunião, repassei para a diretora e supervisora, como seria o meu trabalho com  a tecnologia na escola sob a minha orientação, os professores irão ter acessos aos sites e blogs educacionais e assim, ensinado os alunos como lidar com os objetos de aprendizagem tecnologia.
Ao passar essas informações para a equipe pedagógica, pude orientar a professora Vanessa sobre  recursos que os alunos encontrarão nas pesquisas do conteúdo trabalhado em sala -  Cadeia Alimentar dos Seres Vivos, praticando o objeto de aprendizado tecnológico. Os alunos se sentem em dupla, discutindo o procedimento como estudar essa matéria utilizando os sites orientado pela professora e por mim.
Atividades
Para enriquecer o roteiro de estudo, os alunos fizeram atividades complementares  que pudesse melhorar o conteúdo. Então foram escolhidas  essa atividades de aplicação extraída do site :
 http://realmadridwallpapers.com/educa-o-adventista-blog-atividades-de-cadeia-alimentar#




                                  
Depois a professora Vanessa pediu orientação como trabalhar esses conteúdo na aula de informática. De acordo com o plano de aula os alunos foram em busca de pesquisas tecnológicas do Google, montando a cadeia alimentar dos seres vivo como já foi citado na  metodologia.
Os alunos montaram uma simples cadeia alimentar dos seres vivos, buscando as figuras no www.google.com.br
 Acompanhamento - avaliação e disseminação
Ao observar a evolução do conteúdo estudado, os alunos tiveram melhor desempenho e domínio nas informações da internet tendo assim como objeto de  aprendizado, o uso do computador. Com isso apresentado satisfeitos resultados na sala de aula.
Essa etapa foi muito interessante, pois os alunos aprenderam e colaboraram com os colegas que tinham dificuldades para navegar no site. Foi uma aula atenciosa onde todos tiveram o aprendizado tecnológico divertido.     
Em outros projetos da escola, auxilio todos os professores de maneira generalizada na informática pois tenho a disponibilidade para orientá-los como programar as aulas computadorizadas. Registrando em fotos que são postadas no blog. de endereço  educandocomotaviosoares.blospot.com
                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário