ESCOLA M. OTAVIO SOARES

PONTE NOVA, MINAS GERAIS
A escola foi criada para oferecer o ensino de 1ª à 5ª ANO do Ensino Fundamental, pelo Decreto nº 2.208 de 14/02/46, publicado no MG de 15/02/46 e, inaugurado em 21/04/46, com o nome de “Grupo Escolar Otávio Soares”, pelo Exmo. Sr. Luiz Martins Soares, DD. Secretário do Interior do Estado de Minas Gerias. A Prefeitura Municipal de Ponte Nova, pela Lei nº 918 de 02/05/72, publicada no Jornal do Povo de 14/05/72, doou ao estado, o prédio e o terreno, numa área total de 2.184,60m². Em 31/08/80, no governo do Dr. Francelino Pereira dos Santos, DD. Governador do Estado de Minas Gerais foi inaugurado um novo prédio, situado à Praça Getúlio Vargas, nº 38, Centro, Ponte Nova, MG. Em 1998, o Grupo Escolar “Otávio Soares”, passou a denominar-se Escola Municipal “Otávio Soares”, de acordo com Resolução nº 8.737/97, publicada no Minas Gerias de 17/02/98. A Escola Municipal Otávio Soares atende alunos dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

                    PROJETO PAIS CONTAM HISTÓRIAS NA ESCOLA

 “SER EDUCADOR É SER UM POETA DO AMOR”.
EDUCAR É ACREDITAR NA VIDA E TER ESPEREANÇA NO FUTURO
“EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA.”
AUGUSTO CURY

PROJETO: PAIS VÃO A ESCOLA CONTAR HISTÓRIAS COM PRAZER

IDENTIFICAÇÃ0:

Escola: Escola Municipal Otário Soares

Diretora: Miriam Aparecida de Carvalho

Vice-diretora: Giseane Maria Duarte Lana

Supervisora: Maria Auxiliadora Vasconcelos Albergaria
Elaboradores\Coordenadores:
 Supervisora: Maria Auxiliadora V. Albergaria.
Professora: Mariângela de Vasconcellos Vicari
Professora: Vitória Alves Mayrink Linhares
Pessoal envolvido: 
Alunos e pais das salas sabedoria e esperança, turno da manhã, 1º anos do Ensino Fundamental.

Período de realização:

 2º trimestre (maio) de 2013 até o 3º trimestre (dezembro)

                                     
JUSTIFICATIVA:

Desde que nascemos, aprendemos a interpretar gestos, olhares, palavras e imagens. Esse processo é potencializado pela escola, por meio da leitura e da escrita, o que nos dá acesso a grande parte da cultura humana. Assim sendo, é importante que a criança vivencie práticas de leitura, desde o início da alfabetização, tendo em vista que usufruindo desta proposta os educandos desenvolverão a oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, considera-se importante a realização do presente projeto: PAIS VÃO A ESCOLA CONTAR HISTÓRIAS COM PRAZER, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis, feita pelos pais dos alunos seguidos de atividades relacionadas à alfabetização letramento.
O Presente projeto estimulará a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pelos pais, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente serão estimulada a prática prazerosa da leitura e favorecerá o estreitamento e a integração das relações entre a Escola e Família, no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade.

OBJETIVO GERAL
·      Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·      Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
·      Desenvolver as linguagens oral e escrita;
·      Relacionar grafemas (letras) e fonemas (sons) através da escrita dos nomes de personagens relacionadas às histórias.
·      Descrever cenários e personagens;
·      Identificar títulos de histórias conhecidas;
·      Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
·      Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
·      Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
·      Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
·      Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
·      Favorecer o estreitamento e a integração das relações entre a família e a escola.



CONTEÚDOS:
·      Conversas formais e informais.
·      Unidades fonológicas e apropriação da base alfabética.
·      Estratégias de leitura.


HISTÓRIAS:
As histórias serão escolhidas pelos pais, será enviada uma carta onde eles preencheram com o nome da história a ser contada, o dia e a hora.

Vale salientar que em todas as histórias, serão propostas atividades de alfabetização e linguagem, onde as crianças serão desafiadas a exercer sua oralidade, interpretação, reconhecerem unidades fonológicas: letras, sons, sílabas, por meio de cruzadinhas, caça-palavras, escritas coletivas e espontâneas, entre outras, e alfabetização matemática números, quantidades bem como coordenação motora, esquema corporal, lateralidade... Tudo será contextualizado, tendo como referência as histórias infantis.

RECURSOS E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:

·      Livros Infantis
·      Som / CD (Áudios de histórias) e DVDs de algumas histórias.
·      Quadro-negro – escrita coletiva de personagens das histórias
·      Imagens dos personagens – para escrita espontânea e coletiva
·      Alfabeto móvel (uso constante) - formar os nomes dos personagens coletivamente, com alfabeto móvel e registrando por escrito.
·      Caça-palavras
·      Jogo da forca
·      Bingo de letra
·      Músicas relacionadas às histórias trabalhadas (escrita coletiva, tendo a professora como escriba, com o objetivo dos alunos irem observando a segmentação das palavras e refletindo sobre o sistema de escrita alfabético).

No decorrer do Projeto, é entregue a cada pai uma lembrancinha confeccionada na sala junto com os alunos, valorizando assim a sua vinda à escola.
No mural em sala de aula, serão anexadas fotos dos pais dos alunos participando do projeto, e o comentário do mesmo sobre qual o sentimento que teve ao vir contar história na sala do seu filho (sua filha) Este também será o cantinho da leitura.
Ao final do projeto, será entregue a cada família dos alunos um certificado de participação, como um estímulo a continuidade desta prática tão importante que é a LEITURA.

PROJETO:


PAIS VÃO A ESCOLA
AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula (cantinho de leitura), consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita, em todas as atividades propostas conforme os objetivos traçados no presente projeto, estimulando o hábito prazeroso da leitura.

                    ESCOLA MUNICIPAL OTÁVIO SOARES
 “EDUCANDO COM AMOR, ACOLHENDO SONHOS TRANSFORMANDO VIDAS
      
CONTAR HISTÓRIAS COM PRAZER



  
                                                                                                         MAIO/2013

ESCOLA MUNICIPAL OTÁVIO SOARES –1º ANO – 2º TRIMESTRE
“EDUCANDO COM AMOR, ACOLHENDO SONHOS E TRANSFORMANDO VIDAS”.
Senhores pais ou responsáveis;
Venho por meio desta agradecer o empenho para a realização do projeto        “PAIS VÃO A ESCOLA CONTAR HISTÓRIAS COM PRAZER”.
Segue abaixo o espaço para os senhores escreverem qual foi o seu sentimento de vir contar história na sala de seu filho (sua filha).
NOME DO ALUNO (A):________________________________________________________
NOME DA HISTÓRIA QUE CONTOU:_________________________________________
GRAU DE PARENTESCO DO ALUNO: _______________________________________
O espaço abaixo e seu sinta-se a vontade para escrever;
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________









Nenhum comentário:

Postar um comentário