ESCOLA M. OTAVIO SOARES

PONTE NOVA, MINAS GERAIS
A escola foi criada para oferecer o ensino de 1ª à 5ª ANO do Ensino Fundamental, pelo Decreto nº 2.208 de 14/02/46, publicado no MG de 15/02/46 e, inaugurado em 21/04/46, com o nome de “Grupo Escolar Otávio Soares”, pelo Exmo. Sr. Luiz Martins Soares, DD. Secretário do Interior do Estado de Minas Gerias. A Prefeitura Municipal de Ponte Nova, pela Lei nº 918 de 02/05/72, publicada no Jornal do Povo de 14/05/72, doou ao estado, o prédio e o terreno, numa área total de 2.184,60m². Em 31/08/80, no governo do Dr. Francelino Pereira dos Santos, DD. Governador do Estado de Minas Gerais foi inaugurado um novo prédio, situado à Praça Getúlio Vargas, nº 38, Centro, Ponte Nova, MG. Em 1998, o Grupo Escolar “Otávio Soares”, passou a denominar-se Escola Municipal “Otávio Soares”, de acordo com Resolução nº 8.737/97, publicada no Minas Gerias de 17/02/98. A Escola Municipal Otávio Soares atende alunos dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

terça-feira, 25 de março de 2014

PROJETO LITERÁRIO - BOLSA DA LEITURA 
crédito de imagem - www.google.com.br

Justificativa :


                  A principal finalidade da escola é formar cidadãos capazes de compreender criticamente as diversas realidades sociais para agir de modo efetivo perante elas. Para que este objetivo seja alcançado, é necessário promover oportunidades para que a criança se aproprie do conhecimento, bem como de seus meios de divulgação. Este processo de apropriação está intrinsecamente relacionado ao conhecimento da linguagem escrita, especialmente a leitura.
                  O livro trás importantes contribuições para a vida e para a formação do ser humano em todos os aspectos. Ele fornece informações, cultura e lazer, facilitando o leitor para assumir um posicionamento correto e consciente ante a sociedade na qual se encontra inserido, enriquecendo o vocabulário, desenvolve o raciocínio, facilita a escrita e dá asas à imaginação.
                  O projeto Bolsa da Leitura visa desenvolver e estimular a linguagem oral, possibilitando comunicar ideias, pensamentos e intenções de natureza diversas e estabelecer relações interpessoais.
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
                  O trabalho com a linguagem se constitui um eixo na educação, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações voltadas para a construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Aprender uma linguagem não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.
                  Por meio desse projeto promovemos experiências significativas de aprendizagem da língua. Ao trabalharmos a linguagem oral e escrita, abrimos espaço para a ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado dos adultos. Além de oportunizar as capacidades associadas às quatro competências básicas: falar, escutar e escrever.

Orientações para a criança
1-      Escolha lugar e horário adequado para a leitura
2-       Faça a leitura da história escolhida até se sentir segura em recontá-la.
3-      Desenvolva as atividades do caderno junto com um adulto. Capriche!
4-      Com a ajuda de um adulto faça uma ilustração da história no caderno. A ilustração é uma expressão artística, use sua criatividade!
Orientações  para o adulto.
1-      Faça a leitura do livro escolhido para a criança.
2-      Explore o texto após a leitura, fazendo perguntas que levam a criança a refletir.
3-      Pesquise o dicionário o significado das palavras desconhecidas eu aparecem no texto.
4-      Sempre que possível faça troca das palavras do texto usando sinônimos, pois assim estará contribuindo para aumentar o vocabulário da criança.
5-      Motive a criança para fazer um registro rico e caprichado.
                  
                              Bom trabalho!
A professora Márcia turma do 1º ano  a bibliotecária  Luciana e o aluno Leandro 
 fizeram a abertura do projeto, em sala de aula, contando a historinha do livro que ele leu  em casa com a família. Todos os alunos da turma participaram de forma bem interativa.











                                         

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