PROJETO LITERÁRIO - BOLSA DA LEITURA
crédito de imagem - www.google.com.br
Justificativa :
A principal finalidade da
escola é formar cidadãos capazes de compreender criticamente as diversas
realidades sociais para agir de modo efetivo perante elas. Para que este
objetivo seja alcançado, é necessário promover oportunidades para que a criança
se aproprie do conhecimento, bem como de seus meios de divulgação. Este
processo de apropriação está intrinsecamente relacionado ao conhecimento da
linguagem escrita, especialmente a leitura.
O livro trás importantes
contribuições para a vida e para a formação do ser humano em todos os aspectos.
Ele fornece informações, cultura e lazer, facilitando o leitor para assumir um
posicionamento correto e consciente ante a sociedade na qual se encontra
inserido, enriquecendo o vocabulário, desenvolve o raciocínio, facilita a
escrita e dá asas à imaginação.
O projeto Bolsa da Leitura
visa desenvolver e estimular a linguagem oral, possibilitando comunicar ideias,
pensamentos e intenções de natureza diversas e estabelecer relações
interpessoais.
A aprendizagem da linguagem oral e
escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas
possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se
constitui um eixo na educação, dada sua importância para a formação do sujeito,
para a interação com outras pessoas, na orientação das ações voltadas para a
construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Aprender uma linguagem não é somente
aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e com eles, os
modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e
representam a realidade.
Por meio desse projeto
promovemos experiências significativas de aprendizagem da língua. Ao
trabalharmos a linguagem oral e escrita, abrimos espaço para a ampliação das
capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado dos adultos.
Além de oportunizar as capacidades associadas às quatro competências básicas:
falar, escutar e escrever.
Orientações para a criança
1-
Escolha lugar e horário adequado para a leitura
2-
Faça a leitura
da história escolhida até se sentir segura em recontá-la.
3-
Desenvolva as atividades do caderno junto com um
adulto. Capriche!
4-
Com a ajuda de um adulto faça uma ilustração da
história no caderno. A ilustração é uma expressão artística, use sua
criatividade!
Orientações para o adulto.
1-
Faça a leitura do livro escolhido para a criança.
2-
Explore o texto após a leitura, fazendo perguntas que
levam a criança a refletir.
3-
Pesquise o dicionário o significado das palavras
desconhecidas eu aparecem no texto.
4-
Sempre que possível faça troca das palavras do texto
usando sinônimos, pois assim estará contribuindo para aumentar o vocabulário da
criança.
5-
Motive a criança para fazer um registro rico e
caprichado.
Bom trabalho!
A professora Márcia turma do 1º ano a bibliotecária Luciana e o aluno Leandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário