ESCOLA M. OTAVIO SOARES

PONTE NOVA, MINAS GERAIS
A escola foi criada para oferecer o ensino de 1ª à 5ª ANO do Ensino Fundamental, pelo Decreto nº 2.208 de 14/02/46, publicado no MG de 15/02/46 e, inaugurado em 21/04/46, com o nome de “Grupo Escolar Otávio Soares”, pelo Exmo. Sr. Luiz Martins Soares, DD. Secretário do Interior do Estado de Minas Gerias. A Prefeitura Municipal de Ponte Nova, pela Lei nº 918 de 02/05/72, publicada no Jornal do Povo de 14/05/72, doou ao estado, o prédio e o terreno, numa área total de 2.184,60m². Em 31/08/80, no governo do Dr. Francelino Pereira dos Santos, DD. Governador do Estado de Minas Gerais foi inaugurado um novo prédio, situado à Praça Getúlio Vargas, nº 38, Centro, Ponte Nova, MG. Em 1998, o Grupo Escolar “Otávio Soares”, passou a denominar-se Escola Municipal “Otávio Soares”, de acordo com Resolução nº 8.737/97, publicada no Minas Gerias de 17/02/98. A Escola Municipal Otávio Soares atende alunos dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

A E.M. Otávio Soares- busca com os passeios pedagógicos não somente reforçar os temas trabalhados na instituição e dentro da sala de aula, mas principalmente ampliar a bagagem cultural dos educandos e desenvolver a capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas e científicas. Os alunos do 4° ano da professora Renata visitaram o DMAES, onde tiveram a oportunidade de aprender brincando. A escola agradece ao Policial Florestal Edson Ribeiro Junior pelo desenvolvimento do projeto, que transmitiu aos alunos o conhecimento de preservar o bem mais preciosos da terra " ÁGUA" e de que forma é utilizada.
Programa de Educação Ambiental – PROGEA
A Polícia Militar implantou no ano de 2015 em todo o Estado o Programa de Educação Ambiental – PROGEA. Em Barbacena, mais especificamente no nosso querido CTPMMG, o programa conta com os militares Cb Flish e Cb Flausino responsáveis pelos 4ºs anos e a professora de uso de biblioteca/1º turno Fernanda Carla de Andrade que aplica o programa para os 5ºs anos.
O objetivo do PROGEA é estimular estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio-ambientais que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos e, é desenvolvido em duas fases de forma continuada, sendo que a primeira fase tem duração de três meses, com previsão de 12 encontros em sala de aula.
Já a segunda fase é a implantação do Clubinho Ambiental, em que um grupo de alunos eleitos pelos próprios discentes busca solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar.
O resultado preliminar do programa tem sido bastante satisfatório, pois diversos funcionários, professores e pais dos alunos das escolas atendidas, têm relatado que o comportamento dos alunos melhorou, isso no que tange ao desperdício de merenda e água, disciplina, respeito e educação.













































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